

Quando a tentativa de revolução cai em reforma
Acredito que Dois no Asfalto foi meu primeiro contato com um curta-metragem musical. Ou melhor, a tentativa de um. Digo isso pois o filme...
Heloisa Montai
2 de out. de 2022


Um estudo sobre planos detalhes
Foi devido a longa-metragens que me interessei em estudar e produzir cinema, mas foi assistindo a curtas que, pela primeira vez, me vi...
Heloisa Montai
2 de out. de 2022

Spoiler: Não é sobre medicamentos
Logo de início, pinturas ocupam a tela do curta Tarja Preta, de Nícolas Sanches. Levadas pelo som por meio de transições rítmicas, essas...
Roni de Sousa Sovernigo
1 de out. de 2022

Sonhos em Bytes
Aviso: este filme possui imagens estroboscópicas (informe do realizador). No primeiro plano do filme, vemos o documentarista segurar a...
Marco Antônio Bonatelli
1 de out. de 2022


Tragédia Contemporânea: aparições, acusações e vinganças
Em uma história que me remete à tragédia shakesperiana Hamlet, nos deparamos com o enigmático encontro entre uma criança e seu falecido...
Roni de Sousa Sovernigo
1 de out. de 2022


Feito para sentir
Nem todo filme conta uma história. Às vezes eles buscam transmitir uma mensagem sem atrelar a uma narrativa, que às vezes pode ser...
Daniella Silveira
30 de set. de 2022

PELOS OLHOS TEUS
O que se deve esperar de uma produção cinematográfica? Fidelidade, perspectiva? Cada vez mais entendo a necessidade de evitar...
Isabela Lachi
30 de set. de 2022


Como (sobre) Viver de Cinema (?)
“Viver de Cinema” é um tapa na cara do início ao fim para pessoas que almejam sobreviver com arte no Brasil. Montado com fragmentos de...
Roni de Sousa Sovernigo
30 de set. de 2022

Vida, cinema e experiência
Por volta de três minutos, Em direção à Ítaca alia animação à poesia e discursa sobre a vida através de imagens e sons aconchegantes que...
João Gabriel Pelosi Pereira
30 de set. de 2022


SALVO PELA ESTÉTICA
Qual é o limiar que separa uma obra complexa de uma vazia? Essa é a pergunta que ficou martelando a minha cabeça após assistir Antiaura,...
Jorge Guilherme
30 de set. de 2022

A paz em uma mentira
Centelha é uma obra que, apesar de não esconder seu objetivo de retratar a frustração do artista, surpreende positivamente com a...
L. Cinema
29 de set. de 2022


MAIS UM, MENOS UM
Existem ideias de produção audiovisual que só podem ser concebidas por meio da animação. Este é o caso da obra alegórica de Pedro...
Jorge Guilherme
29 de set. de 2022


Palíndromo
Eu acredito que a forma como um documentário argumenta sobre a relevância do que está sendo transmitido é um dos fatores essenciais para...
L. Cinema
29 de set. de 2022


DESPEDIDA
No início, temos um plano de carpas em um espelho d’água com um voice over da menina que tem seu rosto refletido nesse. Ela diz ter tido...
Isabela Lachi
29 de set. de 2022


Dúvida em foco
Detalhes. Longos planos de cenas cotidianas: mãos de senhora em seus afazeres domésticos, longos até demais. Confesso que os minutos...
Daniella Silveira
29 de set. de 2022


A REALIDADE CARIOCA
O Rio é uma cidade aristocrática. Fato. Afirmo isso como alguém nascido e criado lá. É o local onde os direitos mais fundamentais de uma...
Jorge Guilherme
29 de set. de 2022


Kikazaru
A ideia simples de Kikazaru de apresentar fragmentos e percalços diários de deficientes auditivos, não deixa nem um pouco a desejar no...
Isabela Lachi
29 de set. de 2022


Tarde demais e dentro da sincronia
A harmonia temporal das piadas, o timing, é a base para o funcionamento de uma comédia, mas não é só isso que a sustenta. Também é...
L. Cinema
29 de set. de 2022


Empatia para perto
Acompanhamos a história de Dani, uma travesti que trabalha em um salão de beleza. Ela vive um caso com Roberto, um homem casado que se...
Daniella Silveira
29 de set. de 2022


O martírio de Cinéfilo com Causa e a morte da experiência
Existe um prazo de validade para as obras de arte? Será que sua influência na história e relevância na cultura da época seguirão a trilha...
Leonardo Andrade
29 de set. de 2022


Onde se procura negritude se acha solidão: Procura-se Bixas Pretas e o desencontro da performance.
Com uma estética menos rebuscada e que procura conversar com o público por meio da convencionalidade estática do documentário de...
Leonardo Andrade
28 de set. de 2022


A empatia como motor do discurso
Assisti a João de Barro sem ler nenhuma informação prévia do curta. Após os créditos finais, ainda pensativo sobre como ele acaba, me...
João Gabriel Pelosi Pereira
28 de set. de 2022

Quando Caem as Máscaras
Mais uma vez a Fundação Armando Álvares Penteado é uma recordista no Festival Desver no quesito seleção de filmes. Ano passado eu tive a...
Marco Antônio Bonatelli
28 de set. de 2022


O que as palavras não dizem
Sendo curadora do Festival no ano passado, acabei desenvolvendo uma certa resistência a curtas que se pautam muito por monólogos ou...
Heloisa Montai
28 de set. de 2022


Brincadeira de estilo
Disque Amizade mostra apreço pelas suas referências cinematográficas durante toda a rodagem. A televisão neonwave, a música sintética, a...
João Gabriel Pelosi Pereira
28 de set. de 2022


Ucronia – sobre o não-tempo e a morte do cotidiano.
É magnânima ver a maneira com a qual Arthur Pereira, diretor de Ucronia, trabalha a questão do tempo e da cronologia das ordens naturais...
Leonardo Andrade
28 de set. de 2022


Um viva ao cinema de Noite do Cão!
Talvez fosse de bom tom ter um pouco de autoconsciência antes de julgar diretores e diretoras de cinema que não jogam conforme as...
Marco Antônio Bonatelli
28 de set. de 2022